quarta-feira, 1 de julho de 2015

Livro Primeiro: As Causas Primárias - Capítulo I (Perguntas de 1-16)

Capítulo composto de 16 perguntas acerca de Deus e suas características. Esse capítulo nos dá explicações essenciais para entender mais sobre a Divindade. 



Deus e o Infinito (perguntas 1 a 3)

Destaco a primeira pergunta: "Que é Deus?" 
Inteligentemente, Kardec não pergunta "Quem" a fim de não personificar ou pressupor que Deus seria uma pessoa. Deixa assim aos espíritos definirem sem conceitos pré-estabelecidos o que seria Deus.

Os espíritos dão uma resposta breve, porém profunda desse conceito. Dizem eles: "Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas." Essa ideia de Deus resume todo esse capítulo, pois remete à ideia que nada preexiste a Deus. Tudo que existe vem depois Dele. Se por acaso supuséssemos que algo o criou então este seria Deus.

Provas da Existência de Deus (perguntas 4 a 9)

Nas perguntas seguintes, 3 e 4, Kardec se refere ao conceito de infinito
Nossa linguagem é escassa e incompleta para definir o que seria infinito. Certamente, o infinito para nós, como dizem os espíritos, é o desconhecido. Ademais, definir Deus como infinito, para Kardec, seria uma abstração, pois não é possível definir uma coisa por outra que é desconhecida. O infinito dessa forma seria apenas seu atributo.

Nas perguntas que se seguem, 4 a 9, Kardec pergunta e é respondido sobre as provas da existência de Deus. 

"Não existe efeito sem causa." 

Talvez, um dos pensamentos mais lógicos e significativos da doutrina espírita. Assim, os espíritos mostram que o nada não pode criar coisa alguma e sim Deus como causa primeira é o responsável pela criação. Não seria lógico também atribuir ao acaso a criação de tudo. Pois, o acaso não é nada mais que o nada.

Além disso, podemos nos perguntar: 
De onde veio aquilo que o homem não criou? Como, por exemplo, a natureza? Intuitivamente sentimos que existe algo além do que nossos olhos mortais podem ver. E que esse algo é a causa de todo efeito que conhecemos. Se para os materialistas isso não prova que Deus existe, igualmente o sentimento do nada não conforta e nem explica com lógica esse fato. 

Poderiam ainda tentar explicar que a ideia de Deus seria fruto de ensinamento adquiridos pela criação ou influência social. Todavia, como explicar que até as culturas primitivas tinham também esse sentimento inato?

A resposta para tanta descrença nos nossos dias não é nada mais que orgulho. Segundo os espíritos na pergunta 9 "É o orgulho que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada vê acima de si próprio (...)."

Atributos da Divindade (perguntas 10 a 13)


Os espíritos respondem a Kardec, em resumo, que ainda não é possível ao homem compreender a essência de Deus devido ao seu grau de materialidade. É ainda uma imperfeição do ser humano atribuir características humanas à Deus. 

Algo que devemos ter em mente de forma clara são os atributos de Deus, pelo menos aqueles que nossa condição humana permite conhecer. São eles:
  • Eterno
  • Infinito
  • Imutável
  • Imaterial
  • Único
  • Todo-poderoso
  • Soberanamente justo e bom

Ademais, todos esses atributos devem ser considerados em grau supremo, pois se assim não fosse não seria Deus.

Segundo os espíritos na pergunta 13: "Por estar acima de todas as coisas, Deus não deve estar sujeito a qualquer vicissitude e não pode ter qualquer imperfeição que a imaginação possa conceber."

Panteísmo (perguntas 14 a 16)

A doutrina do Panteísmo se contradiz pelos seus próprios conceitos, tentando explicar que todos e tudo que existe é uma parte de Deus; e que ao morrermos retornaremos para sua essência perdendo assim nossa individualidade. Porém, como conceber que Deus sendo perfeito como é teria como partes integrantes seres tão imperfeitos? Certamente, um absurdo. Os espíritos muito acertadamente respondem a pergunta 15 concluindo de forma resumida e completa a explicação para essa doutrina. 
"O homem, incapaz de tornar-se Deus, quer ao menos ser uma parte de Deus."

Por fim, Allan Kardec nos fornece algumas considerações muito importantes. Diz ele que não sabendo tudo que Deus é, sabemos com certeza o que ele não é. Por isso, conclui que Deus não seria Deus sem os atributos acima mencionados.


Para conhecer com mais profundidade sugiro a leitura desse capítulo na obra. 
Caso exista algum comentário ou dúvida deixe-os abaixo.

7 comentários:

  1. Renata, gostaria de ter uma opinião sua a respeito de “racismo no espiritismo”, navegando por ai me deparei com textos de Allan Kardec falando dos negros com racismo.
    Assim como você eu também sou questionador, vai ai o texto:

    “OS NEGROS, pois, como organização física, serão sempre os mesmos; como Espíritos, sem dúvida, SÃO UMA RAÇA INFERIOR , quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muita coisa;"


    FONTE: (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)


    OUTRO TEXTO DELE:

    "“Mas, então, porque nós, civilizados, esclarecidos, nascemos na Europa antes que na Oceania? Em corpos brancos ANTES QUE EM CORPOS NEGROS ? Por que um ponto de partida tão diferente, se não se progride senão como Espírito? Por que DEUS NOS ISENTOU DO LONGO CAMINHO QUE O SELVAGEM DEVE PERCORRER ? ...

    FONTE: (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)



    OUTRO TEXTO DELE:

    “Sob o mesmo envoltório, quer dizer, com os mesmos instrumentos de manifestação do pensamento, as raças não são perfectíveis senão em limites estreitos, pelas razões que desenvolvemos.EIS POR QUE A RAÇA NEGRA, ENQUANTO RAÇA NEGRA, CORPOREAMENTE FALANDO, JAMAIS ALCANÇARÁ O NÍVEL DAS RAÇAS CAUCÁSICAS; mas, enquanto Espíritos, é outra coisa; ela pode se tornar, e se tornará, o que somos; somente ser-lhe-á preciso tempo e melhores instrumentos.EIS PORQUE AS RAÇAS SELVAGENS, MESMO EM CONTATO COM A CIVILIZAÇÃO PERMANECEM SEMPRE SELVAGENS; mas, à medida que as raças civilizadas se ampliam, as raças selvagens diminuem, ATÉ QUE DESAPAREÇAM COMPLETAMENTE , COMO DESAPARECERAM AS RAÇAS DOS CARAÍBAS, DOS GUANCHES, E OUTRAS.Os corpos desapareceram, mas em se tornaram os Espíritos? Mais de um, talvez, esteja entre nós”.

    FONTE : (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)



    TEM MUITOS MAIS TEXTOS RACISTA DELE MAS ESSES FOI SÓ UM EXEMPLO.
    Copiei também um texto publicado em 1862, que diz o contrario:

    “... Possam nossos irmãos futuros se lembrarem deste dia memorável em que os Espíritas lioneses, dando o exemplo de união e de concórdia, colocaram, nesses novos banquetes o primeiro passos da aliança que existir entre os Espíritas de todos os países do mundo; porque o Espiritismo, restituindo ao Espírito o seu verdadeiro papel na criação, constatando a superioridade da inteligência sobre a matéria, apaga naturalmente todas as distinções estabelecidas entre os homens segundo as vantagens corpóreas e mundanas, sobre as quais ó o orgulho fundou castas e os estúpidos preconceitos de cor. O Espiritismo, alargando o círculo da família pela pluralidade das existências, estabelece entre os homens uma fraternidade mais racional do que aquela que não tem por base senão os frágeis laços da matéria, porque esses laços são perecíveis, ao passo que os do Espírito são eterno. Esses laços, uma vez bem compreendidos, influirão pela força das coisas, sobre as relações sociais, e mais tarde sobre a Legislação social, que tomará por base as leis imutáveis do amor e da caridade; então ver-se-á desaparecerem essa anomalias que chocam os homens de bom senso, como as leis da Idade Média chocam os homens de hoje...”.(Allan Kardec)

    Renata, observe que além de afirmar ser incoerente e estúpido o racismo, Kardec faz uma profecia que já está confirmada pela nova legislação social, que proíbe a escravatura, que existia naquela época, e criminaliza os atos de discriminação racial.
    Por tanto cabe aqui a minha duvida, Allan Kardec era ou não racista?

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  2. Muito pertinente seu questionamento Hélio!

    Porém, é preciso ter cuidado com textos isolados. Criou-se tal argumento baseado em parte do que Kardec escreveu para legitimar um preconceito que nem de perto faz parte da doutrina espírita.

    Poderia aqui listar várias partes nas quais se mostra a verdadeira face igualitária da doutrina.

    Contudo, peço que você mesmo leia o texto na integra, livrando-se de antemão de pré julgamentos.

    No Google mesmo pesquise:
    Frenologia e perfectibilidade da raça negra pdf.

    Aguardarei seus comentários!

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    1. Oi Renata, fiz a leitura da revista "Frenologia Espiritualista e Espírita"que você me indicou, e realmente pude constatar que os textos que havia lido anteriormente era apenas fragmentos de um todo.
      Provavelmente o altor da postagem, o fez com o intuito de lançar duvidas na mente de pessoas leigas no assunto (como eu por exemplo).
      E também lançar discórdia e ódio na mente de pessoas que se enquadrem na situação racial determinada na postagem, essa é a minha conclusão.
      No mundo virtual em que vivemos atualmente, temos que ficar muito atentos para não cairmos em nenhuma esparrela intelectual e até mesmo moral.

      Renata, muito obrigado por me ajudar a esclarecer esses fatos.

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    2. Ou seja, não podemos tomar como verdades informações que nos chegam, sem antes nos certificarmos da veracidade dos fatos, para não corrermos o risco de sair difamando a moral de terceiros.

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  3. É só copiar e colar este link para acessar o documento: 2009-11-20-30.45f1619bf43ffc6b3c4e21170fd9bdf4.pdf

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  4. “Spirit” comes from the Latin word “to breathe.” What we breathe is air, which is certainly matter, however thin. Despite usage to the contrary, there is no necessary implication in the word “spiritual” that we are talking of anything other than matter (including the matter of which the brain is made), or anything outside the realm of science. On occasion, I will feel free to use the word. Science is not only compatible with spirituality; it is a profound source of spirituality. When we recognize our place in an immensity of light years and in the passage of ages, when we grasp the intricacy, beauty and subtlety of life, then that soaring feeling, that sense of elation and humility combined, is surely spiritual. So are our emotions in the presence of great art or music or literature, or of acts of exemplary selfless courage such as those of Mohandas Gandhi or Martin Luther King Jr. The notion that science and spirituality are somehow mutually exclusive does a disservice to both.

    Carl Sagan on Science and Spirituality

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  5. O que se questiona é a veracidade de um ser divino que supostamente criou leis absurdas para sub julgar a sua criação.
    Tendo como óbvio que os relatos bíblicos são falácias escritas por homens rudes, como pretexto para impor o medo e o caos, pois se assim não o fosse, esse ser divino jamais assinaria um documento com tamanha incoerência.
    Fica óbvio para mim que seguir um caminho cientifico, em busca de respostas para nossas duvidas é a melhor opção, pois tudo que temos de concreto hoje em dia foi a ciência quem nos proporcionou, se dependêssemos somente dessa fantasia, (crer) estaríamos ainda mergulhados na era das trevas até hoje.
    O ser humano tem a capacidade de evoluir, só precisa abrir os olhos.
    Por outro lado, concordo plenamente que o ser humano ao buscar novos caminhos como o espiritualismo, tem encontrado "iluminação"para seguir a grande jornada da vida, em busca de respostas, e unir ciência e espirito em um mesmo objetivo.
    Acredito que somos seres pequenos em um planeta menor de uma estrela mediana, Mas nós conseguimos entender o universo, E isso nos torna muito especiais.

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